Hiperplasia Prostática Benigna

Incontinência urinária pós prostatectomia
18 de março de 2021
Ejaculação precoce
18 de março de 2021

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida popularmente como "próstata crescida", é uma doença muito comum em homens mais velhos, mas pode ocorrer a partir dos 30-40 anos.


 
Sintomas
Os sintomas desta doença variam muito de paciente a paciente, mas os principais relatados são: jato urinário fraco, dor ou desconforto para urinar, sensação de não esvaziar bem a bexiga, demora para iniciar a micção, frequência urinária aumentada, urgência urinária e noctúria.

Qual o tamanho normal da próstata?
A glândula prostática tem um volume normal entre 20-25ml. Em casos extremos, ela pode atingir até 400ml. O volume da próstata não tem uma correlação direta com os sintomas: um paciente com uma próstata de 35ml pode ter sintomas muito desconfortáveis e um paciente com uma próstata de 135ml pode ser assintomático. Esse dado é importante para o urologista programar o tratamento.
Tratamento

Inicialmente, podemos tratar com medicações, que, em muitos casos, controlam os sintomas que podem impedir a necessidade de cirurgia.
Caso os sintomas ainda persistam muito desconfortáveis ou o paciente apresente alguma complicação deste crescimento (retenção urinária, infecção, cálculos na bexiga), o tratamento cirúrgico é imperioso. Como alternativas, se pode fazer a ressecção transuretral da próstata (também conhecida como raspagem da próstata) ou se realizar a prostatectomia simples (retirada de parte da glândula), que pode ser feita por via aberta, laparoscópica ou robótica.
Somente a avaliação com seu urologista pode definir o melhor tratamento para cada paciente.