Cirurgia Robótica

Incontinência urinária
18 de março de 2021

A cirurgia robótica representa um avanço significativo na medicina, especialmente em cirurgias urológicas complexas, como o tratamento do câncer de próstata. Nessa técnica, é utilizado um robô altamente preciso, que atua por meio de pequenas incisões no corpo. Com visão ampliada e em 3D, torna-se possível acessar com facilidade áreas difíceis, como a pelve, realizando procedimentos com extrema precisão e menor risco de lesão em estruturas delicadas, como o esfíncter urinário.

Com a precisão dos movimentos robóticos e a visão ampliada, o cirurgião tem um controle mais fino sobre os tecidos, preservando melhor estruturas como o esfíncter urinário e os nervos responsáveis pela função sexual.
Para o paciente, a cirurgia robótica oferece vantagens importantes: menor dor no pós-operatório, cicatrizes reduzidas e recuperação muito mais rápida. Essas qualidades são especialmente benéficas para quem passa por uma cirurgia urológica, já que, com menor impacto, é possível reduzir as complicações que poderiam levar à incontinência urinária ou outros efeitos colaterais.