Você já teve infecção urinária pouco tempo depois de uma relação? Isso é conhecido como cistite da lua de mel, um termo que descreve um problema recorrente em muitas mulheres.
Embora possa parecer comum, não deve ser ignorado, especialmente se acontecer frequentemente.
A infecção urinária pós-relacionamento é um relato frequente, especialmente entre as mulheres, e pode acontecer devido à introdução de bactérias na uretra durante a relação.
Esse tipo de infecção é mais comum em algumas situações específicas, como quando há alterações na microbiota íntima ou em mulheres que estão passando pela menopausa, uma fase em que as alterações hormonais podem afetar a saúde da região íntima.
A relação pode facilitar a movimentação de bactérias da região vaginal até a uretra, levando à infecção. Isso pode ser exacerbado por outros fatores de risco, como cistos, alterações hormonais ou até mesmo o uso de certos métodos anticoncepcionais.
Embora seja frequente, a infecção urinária pós-relacionamento não deve ser considerada normal.
Se você tem episódios recorrentes, principalmente após o sexo, é essencial procurar um urologista para investigar as causas. A infecção urinária, se não tratada corretamente, pode levar a complicações mais sérias, como infecções renais.
A prevenção começa com o entendimento do seu corpo. Existem algumas práticas que podem ajudar a reduzir as chances de uma infecção urinária pós-relacionamento:
Se você está enfrentando episódios recorrentes de infecção urinária pós-relacionamento, agende uma consulta com um urologista para investigar as causas e buscar o tratamento adequado.
Cuide da sua saúde íntima. A prevenção e o tratamento adequado fazem toda a diferença.