Câncer da bexiga

Câncer de próstata
18 de março de 2021
Cálculos Urinários
18 de março de 2021

O câncer de bexiga, ou carcinoma urotelial, é uma doença maligna que acomete a bexiga, sendo mais comum em homens tabagistas.


 
Quais os fatores de risco?
Os principais fatores de risco para esta doença são: sexo masculino, pacientes tabagistas (com elevada carga tabágica, especialmente) e exposição ocupacional à alguns químicos.

Quais os sintomas?
O sintoma mais comum é a hematúria (sangue na urina), pode esta ser visível (macroscópica) ou detectável apenas no exame de urina (microscópica). Outros sintomas que podem acontecer é a urgência e frequência urinária, bem como dor e desconforto para urinar.
Tratamento

O tratamento consiste em retirada do tumor por via endoscópica (ressecção transuretral de tumor vesical), procedimento sem cortes e com recuperação cirúrgica rápida, em geral.

Após este procedimento inicial, com o estudo anatomopatológico (material retirado é encaminhado para laboratório de patologia), pode-se necessitar tratamentos adicionais, que podem ser com medicações instiladas na bexiga, nova ressecção endoscópica ou até mesmo necessidade de retirada da bexiga.