Os cálculos urinários, também conhecidos como pedras nos rins, são uma doença que atinge milhares de pessoas todos os anos e estão profundamente ligados aos hábitos. Veja aqui 4 dicas para evitar cálculos urinários.
Eles são massas endurecidas que se formam nos rins, a partir do acúmulo de cristais e podem ficar nos rins ou passar para as vias urinárias, como ureteres e bexiga. Esse trânsito dos cálculos pelas vias urinárias podem causar dor intensa, febre, vômitos, suspensão ou diminuição do fluxo urinário, sangue na urina e infecções urinárias.
No entanto, é possível tomar algumas ações simples, que visam reduzir as chances de formação das pedras nos rins.
Beber água regularmente
A ingestão de água com frequência e em grande quantidade é a melhor medida para evitar os cálculos. Ela irá auxiliar na função renal e evitar o acúmulo de cristais nos rins.
Reduzir o consumo de sal
O excesso de sódio pode interferir na eliminação do cálcio na urina, aumentando o acúmulo desse mineral, o que pode resultar na formação de cálculos. A ingestão de sódio recomendada é de 2,3g diárias.
Reduzir o consumo de proteína animal
O excesso de proteínas provenientes de carnes, ovos, frutos do mar e aves pode aumentar os níveis de ácido úrico, que predispõe à formação das pedras, bem como reduzir os níveis de citrato, substância presente na urina que previne a formação dos cristais.
Atividade física regular
A atividade física, quando feita com regularidade, ajuda no equilíbrio e bem-estar de todo o organismo, inclusive dos rins. Movimentar o corpo induz também à aumentar a ingesta de água, além de melhorar o funcionamento do sistema renal.